- Área: 280 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Studio Papaya
-
Fabricantes: AutoDesk, Cia Luz, Marmoraria Jefferson, Riber Vidros, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma área privilegiada, “invejável”, situada em uma fazenda a poucos quilômetros da cidade de Ribeirão Preto, com lotes divididos entre irmãos ao lado da sede “materna” (1908), restaurada, conservada, com 280 metros quadrados, tirando partido do desnível de aproximadamente 3,50 metros e respeitando as árvores nativas, foi implantada a residência térrea, com uma suíte e um diferencial exclusivo a pedido do cliente: um grande espaço com mezanino, denominado quarto filhos (3), que no futuro poderá ser dividido em três dormitórios. Detalhe charmoso e criativo, a casa elevada está estruturada em “gabiões” como muros de arrimo (contenção).
Estruturas mistas, concreto aparente, alvenarias, madeiras e metálicas. Os espaços funcionais e circulações foram criados em função das árvores nativas lá existentes, com uma dinâmica sugestiva e emocional. Os volumes alterados, pés-direitos diferenciados, luz e ventilação naturais fizeram o conforto térmico da residência ficar perfeito para o local, que tem clima quente e seco.
Cores, texturas, harmonizam os espaços de convivência. Varanda deck panorâmica em balanço com forro design criado pelo arquiteto compõe a arquitetura leve e solta, flutuando no espaço. Outros elementos completam o projeto, o paisagismo criado pelo arquiteto se une e equilibram com as espécies nativas frutíferas existentes. Com o projeto de luminotécnica o arquiteto procurou valorizar a arquitetura criada, em conjunto a elementos do paisagismo, destacando assim o visual noturno do projeto como um todo.